O objetivo do IEDer 98 é servir de instrumento para auxiliar o aluno na aprendizagem do conteúdo Derivada. Através da interação com o mesmo, o aluno terá uma introdução ao estudo de Derivada.
A princípio o aluno é convidado a navegar no IEDer 98 através de dois problemas práticos: "Reta Tangente a uma Curva" e "Velocidade Instantânea". Em seguida é apresentada a definição de Derivada de forma bastante expontânea. Também são apresentados alguns exemplos, sobre Inclinação da Reta Tangente e Velocidade Instantânea, sendo que o aluno poderá trabalhar primeiramente no ambiente lápis/papel e depois conferir os resultados oferecidos pelo sistema. Finalmente alguns problemas são sugeridos. Após a sua resolução o aluno pode checar as respostas, constatando ou não a sua aprendizagem.
Em seguida apresenta-se uma proposta para a utilização de
IEDer 98. Proposta Pedagógica para a utilização do Sistema
1) Julga-se importante iniciar a aula com a apresentação dos objetivos e uma "negociação" com o aluno, para que este se comprometa na compreensão da situação colocada.
2) Será sugerido, a seguir, que aos alunos navegarem livremente pelo IEDer 98. O professor observará e, se necessário, orientará. A ajuda deverá ser dosada para que os alunos possam participar da construção de seu conhecimento.
3) O professor incentivará os alunos a resolverem os exemplos apresentados no sistema, primeiramente, no ambiente lápis/papel e a seguir checarem seus resultados.
Num momento posterior, o professor resgatará dos alunos o entendimento sobre o conceito de Derivada. Dependendo dos resultados, será simplesmente frisada, clareada a noção de Derivada. Caso contrário, isto é, se o professor detectar alguma deficiência, cabe a ele retomar o conceito e explicar.