O sistema Especialista Tales 1.0 foi desenvolvido no ano de 1997, no Grupo de Estudo de Inteligência Artificial Aplicada à Matemática (GEIAAM), por Ivanete Zuchi, na época bolsista do CNPq e por Katiani da Conceição, bolsista do programa PIBIC da UFSC, sob orientação dos professores Cleide Regina Lentz Paladini e Edson Paladini.
Este sistema foi desenvolvido com o objetivo de promover a aprendizagem do aluno no estudo do Teorema de Tales.
O conteúdo matemático do Tales 1.0 é apresentado da seguinte forma: inicia com os conceitos primitivos de ponto, reta e plano, reforçando assuntos estudados anteriormente. O usuário terá a oportunidade de exercitar este conteúdo à medida em que interage com o sistema. Poderá também usar em paralelo ao computador, lápis e papel, visando a troca de informações entre usuário/computador. Há explicações ao usuário quando suas respostas estão corretas, e quando incorretas, há incentivos que motivam a tentar novamente. Proposta Pedagógica para a utilização do Sistema
O sistema pode ser usado em sala de aula para introduzir o Teorema de Tales e/ou em aula de exercícios gerais sobre o Teorema.
1) É importante que o professor apresente os objetivos da aula no início e "negocie" com o aluno, para que este se comprometa na compreensão da situação colocada.
2) Sugere-se em seguida, que os alunos naveguem livremente pelo Tales 1.0. O papel do professor está em observar e se necessário orientar o aluno. Isso possibilitará o aluno a participar na construção do seu conhecimento.
3) O professor incentivará os alunos a resolverem alguns exemplos apresentados no sistema, em paralelo, no ambiente lápis/papel.
4) Será fornecido pelo professor uma lista de exercícios para os alunos. ( Uma sugetão encontra-se no final do texto).
OBS.: Os exercícios 1 à 6 serão apresentados no início da aula, para apoiar na construção do conhecimento do aluno. Os exercícios 7 à 11, servirão para fixar o conhecimento adquirido.
5) O professor solicitará aos alunos que trabalhem no ambiente lápis/papel, interagindo com o sistema.
6) Finalmente o professor resgatará dos alunos o entendimento do Teorema de Tales. Dependendo dos resultados, será simplesmente frisado, clareado o Teorema de Tales. Se for detectado alguma deficiência, cabe ao professor retomar o Teorema.