Informações Gerais sobre o Sistema POLI 1.0


O Sistema Especialista POLI 1.0 foi desenvolvido no ano de 1995 no Grupo de Estudo de Inteligência Artificial Aplicada à Matemática (GEIAAM) por Flávia Silveira Correia e Karin Cristina Siqueira (na época alunas de graduação do curso de bacharelado em matemática da UFSC), sob orientação da professora do Departamento de Matemática Msc. Cleide Regina Lentz Paladini. Uma segunda versão foi implementada em 1998 com auxílio do acadêmico Dayan Pablo Dose, bolsista do projeto REESC.

Este sistema educacional foi desenvolvido com o intuito de ser usado como ferramenta auxiliar ao ensino de formas poligonais bidimensionais.

O POLI 1.0 classifica as formas poligonais bidimensionais mais comumente usadas, através das medidas dos lados e, em alguns casos, das medidas dos ângulos internos ou externos. Para fazer esta classificação, o usuário deve entrar com as medidas que lhe forem solicitadas e responder algumas questões quanto ao paralelismo dos lados. Além disso, o sistema apresenta a figura de algumas formas básicas de triângulos e quadriláteros e também calcula o perímetro de todos os polígonos.

Uma interface amigável permite ao usuário acompanhar o processo de inferência bem como quais os fatos relevantes para se obter a classificação e o perímetro do polígono em análise.

Exercícios para Triângulos

Objetivo: Reforçar a noção de triângulos e a relação entre seus componentes.

Primeira Etapa: Lápis e papel.

1) Tente construir um triângulo de lados 10, 4 e 5. O que acontece?

2) Construa um triângulo de lados 3, 4 e 5. Tire todas as informações que você conhece sobre este polígono como, por exemplo, medidas, relação entre lados e relações entre ângulos.

Segunda Etapa: Com o POLI 1.0

1) Faça o que você fez manualmente na primeira etapa e veja se as respostas conferem.

2) Construa você mesmo um triângulo. Como você viu, o sistema POLI 1.0 só precisa das medidas dos lados deste para classificar o mesmo. Mas não esqueça que os ângulos internos de um triângulo devem satisfazer certa relação.

3) Agora confira as informações que você tirou sobre o triângulo construído utilizando o sistema POLI 1.0.

Exercício para Quadriláteros

Objetivo: Reforçar a noção de quadriláteros e a relação entre seus componentes.

Primeira Etapa: Lápis e Papel

1) Construa um polígono de lados 4, 4, 5 e 7 e dois ângulos de 90 graus. Que polígono é este? Tire todas as informações possíveis sobre este, calculando as medidas dos dois ângulos e verificando as relações de paralelismo e perpendicularismo entre os lados.

Segunda Etapa: Com o POLI 1.0

2) Baseado em suas informações, confira suas resposta utilizando o software.

3) Construa você mesmo um quadrilátero e com base nele utilize o POLI 1.0 para conferir seus conhecimentos.

VOLTA


DOWNLOAD