VIII FIMAT - CALMA - UFSC  

PALESTRA DE ABERTURA

Prof. Méricles Moretti

“ Registros de representação semiótica e aprendizagem matemática”

Diferente da maioria das disciplinas, o acesso ao objeto matemático só pode ser conseguido por meio da sua representação. Nesta apresentação discutiremos a teoria de aprendizagem matemática dos registros de representação semiótica de R. Duval que leva em conta o fato de que o acesso ao objeto matemático só pode se dar por meio de suas representações.

PALESTRA 1

Prof. Ruy Exel

“Probabilidade, Medida e a Lei dos Grandes Números”

Pretendo descrever como a Teoria da Medida (que se aprende no curso de bacharelado) pode ser utilizada para formalizar a Teoria das Probabilidades. O objetivo é expor a noção de Probabilidade de uma forma rigorosa (coisa que os estatísticos escondem sob sete chaves) e ao mesmo tempo motivar a importância da Teoria da Medida. A lei dos grandes números, originalmente enunciada por Gerolamo Cardano (1501-1576) e formalmente provada por Jacob Bernoulli em 1713, será descrita no contexto da Teoria da Medida como forma de ilustrar estes métodos.

PALESTRA 2

Prof. Eliezer Batista

"Números primos e séries infinitas, variações sobre um tema de Euler"

Originada a partir dos trabalhos do grande matemático Leonhard Euler, a teoria analítica dos números é um ramo da matemática que utiliza técnicas oriundas do cálculo diferencial e integral para o estudo de problemas de teoria de números. Dentre os problemas abordados pela teoria analítica de números, temos a distribuição dos números primos. Nesta palestra, apresentaremos um apanhado geral dos desenvolvimentos matemáticos de Euler, Gauss, Riemann, Dirichlet, Haddamard, entre outros, que levaram a resultados profundos sobre a distribuição dos números primos na reta real.

PALESTRA 3

Prof. Jane Bittencourt

“Processos formativos da docência e o ensino de matemática na educação básica”

Quando refletimos sobre a maneira como nos formamos professores, identificamos diversos processos concomitantes: nossa história de vida; nossas expectativas futuras; nossa escolarização; os saberes que compõem nossa formação. Consideramos também que a docência se estrutura em diferentes espaços e ao longo do tempo, para além da Universidade, através de relações interpessoais, sociais e culturais. Analisamos também as mudanças que ocorrem na educação básica brasileira no mundo contemporâneo e suas respectivas demandas para a transformação do ensino. A partir destas idéias, vamos concluir a respeito da natureza dos processos formativos da docência e do importante papel do professor de matemática nos dias de hoje.

PALESTRA 4

Professor Vladimir Martins

“Curvas em ação com ênfase nos três problemas clássicos da geometria”

Serão apresentados os tópicos:

1) Duplicação do cubo com uso de: y = 1/2 x² e circunferência; parábola e hipérbole; cissóide de Diocles (180 AC).

2) Quadratura do círculo e a quadratiz de Hípeas (425AC).

3) Trissecção do ângulo com o uso de: parábola y = x²; conchóide de Nicomedes (240 AC).

As curvas são desenhadas com apoio do programa Cabri-Géometre II

PALESTRA LIVRE

1)Prof. Félix Gómez

“Estimativas Uniformes tipo Gronwall”

O lema de Gronwall, em muita de suas formas, é possívelmente a principal ferramenta técnica no estudo do comportamento ou propriedades assintóticas de equações diferenciais dissípativas. Idealizado por T. H. Gronwall em seu artigo de pesquisa publicado em 1919, este resultado permite deduzir estimativas uniformes no tempo para funcionais de energia definidas na semireta positiva, e que satisfazem desigualdades diferenciais ou integrais.

2)"Análise dos dados referente ao questionário avaliativo do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC"

No período de abril a agosto de 2010, os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC, tiveram a oportunidade de expressar as suas opiniões a respeito do Curso por meio de um questionário disponível na plataforma Moodle da UFSC. Uma análise desses dados foi feita visando entender a relação do estudante com o Curso de Licenciatura, com o saber matemático e à aprendizagem. Um debate a partir dessa análise é proposto

Participantes

Daiani Lodete Pirola

Maria Carolina Machado Magnus

Michele Moreira de Souza

Nicélio Gesser

Méricles Thadeu Moretti – Coordenador Geral

Sonia Palomino Bean – Coordenadora do Lemat

Nereu Estanislau Burin – Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática

Realizadores:

LEMAT e PPGECT - PROCAD/UFSC/Uniban/UFSE

PALESTRA 6

Professor Marcelo Sobottka

“Matemática Pura, Matemática Aplica e Aplicações da Matemática”

Apesar de muito se falar sobre Matemática Pura e Matemática Aplicada, não existe uma definição formal do que vem a ser cada uma delas. Dessa maneira o trabalho do matemático puro e do matemático aplicado é na maior parte do tempo indistinguível. Nessa palestra, pretendemos discutir esses conceitos, usando como exemplos pesquisas matemáticas tipicamente consideradas como puras ou aplicadas

PALESTRA ENCERRAMENTO

Prof. Andrzej Solecki

“O que é "ângulo reto"? Caminhando para as álgebras de Clifford”

Na escola reina uma convicçao que coordenadas do ponto no plano ganha-se projetando-o ortogonalmente nos eixos. Imagino que um curso de geometria analítica mata este preconceito, mas permanece um outro, sobre um modo único (usando dois arcos dos pontos finais de um intervalo) de traçar o ângulo reto. Poucas pessoas querem acreditar que a posiçao "Michael Jackson quase caindo" pode ser um modelo de um (alternativo) ângulo reto. Diferentemente da medicina alternativa, o "ângulo reto alternativo" tem sentido - o que a gente descobre aprendendo a construçao de produto interno. Mas há um certo incômodo nele... Quando algebrizamos o mundo geométrico como um espaço vetorial, um conjunto numérico (os "escalares") fica nos bastidores; aqui números entram no palco como valores de funçao de dois vetores. Parece desejável ter um objeto de estudo de um tipo só, ou vetores ou números. Seria possível ter pontos e números como elementos de uma construçao só? Como dizem famosas socialites do Rio de Janeiro, dá para fazer tudo, mas isso custa mais caro. Teremos de pular da dimensao n r dimensao 2^n.

MINI-CURSOS

Mestrando Nicélio Gésser

“Objetos de Aprendizagem: uma nova ferramenta na realidade escolar.”

Serão desenvolvidas noções básicas no Flash que possam apoiar a construção de Objetos de Aprendizagem (sigla O.A.) que contemplem situações-problemas na Matemática nos mais variados conteúdos. Por se tratar de um mini curso para iniciantes, conceitos e ferramentas básicas do Flash serão apresentados.

Prof. Jussara Brigo

“Tangran e a Matemática: Uma possibilidade de ensino.”

Este mini-curso apresenta algumas possibilidades pedagógicas que exploram o uso de jogos nas aulas de matemática do ensino fundamental. O Tangram é um material concreto composto de sete formas geométricas, de fácil construção, que pode ser usado pelos pedagogos e professores de matemática em suas práticas pedagógicas. Podemos afirmar que seu uso não é consenso para muitos educadores matemáticos. Sendo assim, pretende-se discutir questões que permeiam o ensino com o auxílio de jogos, bem como apresentar algumas possibilidades práticas desse uso junto ao ensino de conceitos matemáticos.


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