X FIMAT - CALMA - UFSC  
X FIMAT – CRONOGRAMA

SEXTA FEIRA 26/10

Palestra de Abertura: Em que consiste o trabalho de um matemático?
Palestrante: Eliezer Batista
Local: Auditório do CFH
Horário: 20:00-21:15

Nesta palestra, mostraremos alguns aspectos da atividade de pesquisa em Matemática. Basicamente, a pesquisa em Matemática está relacionada com a resolução de problemas e a demonstração de resultados relativos a objetos abstratos, cuja origem pode estar na própria Matemática ou em outras áreas do conhecimento.

Nosso objetivo é explicitar, através de alguns exemplos, tanto antigos quanto atuais, da história da matemática, como se processa o desenvolvimento da Matemática: Que tipo de resultados são obtidos no labor dos matemáticos, como os resultados são inter-relacionados, como a comunidade matemática avalia estes resultados, como o conhecimento matemático é transmitido e armazenado, como este conhecimento matemático afeta, direta ou indiretamente, o panorama científico e cultural de nossa civilização.

SÁBADO 27/10

Palestra: A agulha de Buffon, a fórmula de Cauchy-Crofton e as Medidas Geométricas.
Palestrante: Aldrovando Luíz Azeredo Araújo
Local: CFM 413
Horário: 08:30-09:45

Apresentamos o famoso problema das agulhas de Buffon e a partir deste problema introduzimos algumas das idéias das Medidas Geométricas. O estudo das medidas geométricas se converteu no que atualmente chamamos de Geometria Integral cujas aplicações incluem, por exemplo, a Estereologia e a Tomografia computadorizada. Como exemplo apresentamos a fórmula de Cauchy-Crofton que permite o cálculo do comprimento de uma curva plana através do número de interseções da curva com o conjunto de todas as retas do plano.

Palestra: Teoria de Códigos e Autômatos Celulares
Palestrante: Marcelo Sobottka
Local: CFM 413
Horário: 10:15-11:30

O conceito de autômato celular foi introduzido nos anos cinqüenta por von Neumann e, desde então, tem sido estudado como objeto matemático e aplicado para modelar e resolver diversos problemas da física, biologia, computação, etc. O objetivo desta palestra é apresentar as noções básicas de dinâmica simbólica, códigos e autômatos celulares.

Mini curso: Paralogística ou involuntários erros em discussões
Palestrante: Andrzej Solecki
Local: CFM 413
Horário: 13:30-15:00 e 15:30-17:00

Não é um tema exclusivamente matemático, mas lidando sem parar com o cálculo de proposições os matemáticos podem (ou pelo menos devem) estar mais sensibilizados com os erros de raciocínio.

Vejo isso como a arte de autodefesa. Em primeira parte quero falar sobre vários erros que cometemos sem se dar conta disso - portanto é a questão de autodefesa de si mesmo. Em segunda parte abordaria alguns grandes blocos de erros que nos atacam na vida cotidiana. Como não pretendo usar o formato de discussão aberta e não quero que ouvintes sofram vendo os objetos de seu amor atacado, pediria que os admiradores de homeopatia, astrologia, Amway, Herbalife e fenômenos parecidos desistissem de participação de pelo menos na segunda parte do meu mini-curso

Mini curso: A Matemática do prêmio Nobel de Química: o mosaico de átomos.
Palestrante: Gustavo Felisberto Valente
Local: CFM 412
Horário: 13:30-15:00 e 15:30-17:00

Neste mini curso serão apresentados conceitos e elementos básicos relacionados a uma área da Matemática que se tornou destaque no último ano: o estudo de ladrilhamentos. As aplicações desta área de estudos se extendem nos mais diversos campos da ciência. No ano passado o destaque foi para o prêmio Nobel de Química ao israelense Dan Shechtman. Tal prêmio foi creditado pela descoberta dos quasicristais, e tal descoberta não seria possível sem o plano de fundo matemático no estudo de simetrias e outras propriedades relacionadas aos ladrilhamentos.

Palestra: Uma conversa sobre filosofia da matemática
Palestrante: Gilles Gonçalves de Castro
Local: CFM 413
Horário: 18:15-19:30

Ao fazer matemática, eventualmente podemos chegar ao ponto de questionar exatamente o que estamos fazendo. Perguntas do tipo "O que é um número?", "O que é uma demonstração?", "Em que sentido um objeto matemático existe?" são algumas das perguntas que a filosofia da matemática tenta responder. A ideia da palestra é discutir a respeito de dessas questões e apresentar algumas respostas dadas por matemáticos e filósofos ao longo do tempo.

Palestra: Matemática: Ciência, língua ou linguagem?
Palestrante: Rafael Descovi Galelli
Local: CFM 413
Horário: 19:45-21:45

Você já se fez essa pergunta? Bertrand Russel costumava dizer: “A Matemática, o assunto no qual nunca sabemos do que estamos falando nem se o que estamos dizendo está certo”. Russel estava se referindo aos princípios da Matemática, compreendidos hoje somente por axiomas. Mas o caminho para esses axiomas foi arenoso e carrega controvérsias até a atualidade. A procura de uma resposta é, dessa maneira, a procura de um caminho. Um caminho não de definição propriamente dita, mas de entendimento pelas várias circunstâncias em que a Matemática se mostra como uma, como outra, ou ainda, como uma intersecção indissociável de todas ao mesmo tempo. Para isso, recorremos à Filosofia. Neste caso, à Filosofia da Matemática. Mais especificamente, como a pergunta se refere também à lingua(gem), recorremos por fim à Filosofia da Linguagem Matemática.


© 2012 @LFBossa
tableless
CSS válido! HTML5 Powered with CSS3